sexta-feira, 17 de julho de 2009

Enquete

Todos os dias, Marta Rochele, 24 anos, acorda cedo para supervisionar suas duas fábricas artesanais de laticínios. A jovem, que há três anos não tinha nenhuma perspectiva profissional nem nunca tinha trabalhado, hoje é uma microempresária e lucra, mensalmente, cerca de R$ 2 mil. Tudo começou quando ela decidiu fazer o curso de Tecnologia de Alimentos, no Centro de Ensino Tecnológico de Limoeiro do Norte - Centec, para realizar o sonho de fazer um curso superior e conseguir "um emprego bom", como seus pais recomendavam.

Ela ingressou no curso meio sem saber por que nem para que servia um tecnólogo em alimentos, mas descobriu as inúmeras possibilidades durante as aulas e, ainda estudante, desenvolveu uma pesquisa sobre queijos condimentados. Como viu que a experiência estava dando certo, decidiu montar uma pequena fábrica de laticínios assim que concluiu o curso. Disse a aluna - "Eu comecei processando 30 litros de leite, que comprei fiado. Fabriquei o queijo coalho em formas feitas com cano de PVC, com prensas emprestadas. Saí oferecendo o queijo nas ruas, enfrentando muito preconceito por ele ser artesanal. Mas, consegui vender e com o dinheiro paguei o leite que devia", recorda.

Hoje, Rochele processa 1 mil litros de leite, emprega sete funcionários, oferece estágios a alunos do Centec e tem clientes no seu município e em Fortaleza. Também ministra cursos de queijo minas frescal, iogurte, ricota e bebida láctea, além de palestras sobre "empreendedorismo e laticínios" na região do Vale do Jaguaribe.

Casos como os de Rochele não são isolados em Limoeiro do Norte, município de 55 mil habitantes que vem experimentando uma ascensão econômica depois da chegada do Centec, há pouco mais de 10 anos. Importante cidade do pólo metal-mecânico e com uma economia baseada nos agronegócios, várias empresas da área se instalaram na região em função da mão-de-obra, como a Banesa (produtora de bananas), a Delmonte (abacaxi) a Frutacor (frutas em geral) e a Figood (figos).

Nenhum comentário: